quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Como seria o Mundo se não existissem negros?

Como seria o mundo se não existissem as pessoas negras??? FONTE: GELEDÉS Essa é a história de um garoto chamado Theo que acordou um dia e perguntou a sua mãe: “Mãe, o que aconteceria se não existissem pessoas negras no mundo?” Sua mãe pensou por um momento e então falou: “Filho, siga-me hoje e vamos ver como seria se não houvesse pessoas negras no mundo”. E, então, disse: “Agora vá se vestir e nós começaremos”. Theo correu para seu quarto e colocou suas roupas e sapatos. Sua mãe deu uma olhada nele e disse: “Theo, onde estão seus sapatos? E suas roupas estão amassadas, filho, preciso passá-las”. Mas quando ela procurou pela tábua de passar, ela não estava mais lá. Veja, Sarah Boone, uma mulher negra, inventou a tábua de passar roupa. E Jan E. Matzelinger, um homem negro, inventou a máquina de colocar solas nos sapatos “Então… – ela falou – Por favor vá e faça algo em seu cabelo.” Theo decidiu apenas escovar seu cabelo, mas a escova havia desaparecido. Veja, Lydia O. Newman, uma mulher negra, inventou a escova. Ora, essa foi uma visão… nada de sapatos, roupas amassadas, cabelos desarrumados. Mesmo o cabelo da mãe, sem as invenções para cuidar do cabelo feitas por Madame C. J. Walker… Bem, vocês podem vislumbrar… A mãe disse a Theo: “Vamos fazer nossos trabalhos domésticos e, então, iremos ao mercado”. A tarefa de Theo era varrer o chão. Ele varreu, varreu e varreu. Quando ele procurou pela pá de lixo, ela não estava lá. Lloyde P. Ray, um homem negro, inventou a pá de lixo. Ele decidiu, então, esfregar o chão, mas o esfregão tinha desaparecido. Thomas W. Stewart, um homem negro, inventou o esfregão. Theo gritou para sua mãe: “Não estou tendo nenhuma sorte!” Ela responde: “Bem, filho, deixe-me terminar de lavar estas roupas e prepararemos a lista do mercado”. Quando a lavagem estava finalizada, ela foi colocar as roupas na secadora, mas ela não estava lá. Acontece que George T. Samon, um homem negro, inventou a secadora de roupas. A mãe pediu a Theo que pegasse papel e lápis para fazerem a lista do mercado. Theo correu para buscá-los, mas percebeu que a ponta do lápis estava quebrada. Bem… ele estava sem sorte, porque John Love, um homem negro, inventou o apontador de lápis. A mãe procurou por uma caneta, mas ela não estava lá, porque William Purvis, um homem negro, inventou a caneta-tinteiro. Além disso, Lee Burridge inventou a máquina de datilografia e W. A. Lovette, a prensa de impressão avançada. Theo e sua mãe decidiram, então, ir direto para o mercado. Ao abrir a porta, Theo percebeu que a grama estava muito alta. De fato, a máquina de cortar grama foi inventada por um homem negro, John Burr. Eles se dirigiram para o carro, mas notaram que ele simplesmente não sairia do lugar. Isso porque Richard Spikes, um homem negro, inventou a mudança automática de marchas e Joseph Gammel inventou o sistema de supercarga para os motores de combustão interna. Eles perceberam que os poucos carros que estavam circulando, batiam uns contra os outros, pois não havia sinais de trânsito. Garret A. Morgan, um homem negro, foi o inventor do semáforo. Estava ficando tarde e eles, então, caminharam para o mercado, pegaram suas compras e voltaram para casa. Quando eles iriam guardar o leite, os ovos e a manteiga, eles notaram que a geladeira havia desaparecido. É que John Standard, um homem negro, inventou a geladeira. Colocaram, assim, as compras sobre o balcão. A essa hora Theo começou a sentir bastante frio. Sua mãe foi ligar o aquecimento. Acontece que Alice Parker, uma mulher negra, inventou a fornalha de aquecimento. Mesmo no verão eles não teriam sorte, pois Frederick Jones, um homem negro, inventou o ar condicionado. Já era quase a hora em que o pai de Theo costumava chegar em casa. Ele normalmente voltava de ônibus. Não havia, porém, nenhum ônibus, pois seu precursor, o bonde elétrico, foi inventado por outro homem negro, Elbert R. Robinson. Ele usualmente pegava o elevador para descer de seu escritório, no vigésimo andar do prédio, mas não havia nenhum elevador, porque um homem negro, Alexander Miles, foi o inventor do elevador. Ele costumava deixar a correspondência do escritório em uma caixa de correio próxima ao seu trabalho, mas ela não estava mais lá, uma vez que foi Philip Downing, um homem negro, o inventor da caixa de correio para a colocação de cartas e William Berry inventou a máquina de carimbo e de cancelamento postal. Theo e sua mãe sentaram-se na mesa da cozinha com as mãos na cabeça. Quando o pai chegou, perguntou-lhes: “Por que vocês estão sentados no escuro?”. A razão disso? Pois Lewis Howard Latimer, um homem negro, inventou o filamento de dentro da lâmpada elétrica. Theo havia aprendido rapidamente como seria o mundo se não existissem as pessoas negras. Isso para não mencionar o caso de que pudesse ficar doente e necessitar de sangue. Charles Drew, um cientista negro, encontrou uma forma para preservar e estocar o sangue, o que o levou a implantar o primeiro banco de sangue do mundo. E se um membro da família precisasse de uma cirurgia cardíaca? Isso não seria possível sem o Dr. Daniel Hale Williams, um médico negro, que executou a primeira cirurgia aberta de coração. Então, se você um dia imaginar como Theo, onde estaríamos agora sem os Negros? Bem, é relativamente fácil de ver. Nós ainda estaríamos na ESCURIDÃO.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Movimento Negro Unificado Seção Caxias do Sul/RS rumo ao VXII Congresso Nacional do MNU

Dia 20 de julho de 2014, na sede do SINDISPREV-RS, foi realizada a plenária do MNU para debate das metas do Movimento Negro Unificado para suas próximas atuações. Com a presença dos militantes as discussões se estenderam das 9:00 horas até as 15 horas, culminando com a retirada dos delegados e delegadas ao XVII Congresso Nacional do MNU que acontecerá,dias 15,16 e 19 de agosto, em Amaralina, Salvador, Bahia. Desse Congresso sairão eleitos os próximos Coordenadores Nacionais da Organização, que irão tomar as decisões, juntamente com a militância, que irão pautar a luta do MNU pelos próximos dois anos até o próximo Congresso Nacional. maria Geneci Silveira - MNU - Seção Caxias do Sul

O que é o Movimento Negro?

Movimento Negro Unificado Marcha no dia da Consciência Negra/SP Por meio das reflexões de Ilse Scherer-Warren, um movimento social é “um grupo mais ou menos organizado, sob uma liderança determinada ou não; possuindo programa, objetivos ou plano comum; baseando-se numa mesma doutrina, princípios valorativos ou ideologia, visando um fim específico ou uma mudança social”. Assim, podemos inferir que o Movimento Negro é a luta dos afrodescendentes para resolver os problemas da sociedade em que vivem – já que estão envoltos por preconceitos e discriminações raciais que os marginalizam no meio social, no mercado de trabalho, no sistema educacional e nos meios político e cultural. As entidades eram de cunho assistencialista, recreativa e/ou cultural, e elas conseguiam agregar um número não desprezível de 'homens de cor', como se falava na época. Alguns desses movimentos, conforme disse Henrique Cunha Júnior, tiveram como base de formação “determinadas classes de trabalhadores negros, tais como: portuários, ferroviários e ensacadores, constituindo uma espécie de entidade sindical”. O Movimento Negro do Brasil é dividido em três fases: Primeira fase (1889-1937) Segunda fase (1945-1964) Terceira fase (1978-2000) As três fases desses movimentos apresentam como ponto de partida a luta pelos direitos dos negros, diferenciando-se apenas no enfoque dado aos temas e na organização das pessoas participantes dos grupos. Na primeira fase, são métodos de luta, por exemplo, a criação de agremiações negras, palestras, atos públicos e publicações de jornais. Na segunda fase, há um foco no teatro, na imprensa, nos eventos acadêmicos e nas ações que visam à sensibilidade da elite branca para os problemas enfrentados pelos negros no país. Já a terceira fase se apodera de manifestações públicas, imprensa, formação de comitês de base e movimentos nacionais. O Movimentos Negro que teve maior expressividade foi a Frente Negra Brasileira (FNB) - fundada em 1931 por meio de uma forte organização centralizada e composta por 20 membros - além de milhares de associados e simpatizantes. A FNB, com grande representatividade política e social, passou a se constituir como um partido político. A nova fase durou pouco tempo, estendeu-se até 1937 devido à decretação do Estado Novo (Getúlio Vargas). Abdias do Nascimento Nesta mesma época, todos os partidos políticos foram declarados ilegais e os movimentos sociais negros precisaram se voltar para outras formas de resistência; assim, o que sobrou foi a resistência cultural. Como exemplo dessa reivindicação abraçada à cultura, entra em cena o Teatro Experimental do Negro (TEN), fundado por Abdias do Nascimento. Alguns Movimentos Negros que fizeram história no Brasil: Sociedade Progresso da Raça Africana 1891 Clube 28 de Setembro 1897 Clube 13 de Maio dos Homens Pretos 1902 Centro Literário dos Homens de 1903 Sociedade Propugnadora 13 de maio 1906 Centro Cultural Henrique Dias 1908 Socorros Mútuos Princesa do Sul 1908 Grupo Dramático e Recreativo Kosmos 1908 Sociedade União Cívica dos Homens de Cor 1915 Associação Protetora dos Brasileiros Pretos 1917 Centro da Federação dos Homens de Cor 1917 Centro Cívico Cruz e Souza 1918 Sociedade Brinco das Princesas 1925 Centro Cívico Palmares 1926 Frente Negra Brasileira (FNB) 1931 Sociedade Flor do abacate 1932 Legião Negra 1932 Sociedade Henrique Dias 1934 Legião Negra 1934 Sociedade Henrique Dias 1937 União dos Homens de Cor (UHC) 1943 Grêmio Literário Cruz e Souza 1943 Teatro Experimental do Negro (TEM) 1944 Comitê Democrático Afro-Brasileiro 1944 Associação do Negro Brasileiro 1945 Conselho Nacional das Mulheres Negras 1950 Associação José do Patrocínio 1951 Frente Negra Trabalhista 1954 Associação Cultural do Negro 1954 União Cultural dos Homens de Cor (UCHC) 1962 Fundação da União Catarinense dos Homens de Cor 1962 Centro de Cultura e Arte Negra (CECAN) 1972 Grupo Palmares 1971 Movimento Negro Unificado 1978 Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial 1978 Contra o racismo O maior desafio do Movimento Negro no Brasil é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 1930, com a Frente Negra Brasileira. Em 1978, foi fundado o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisas e várias organizações não governamentais. Conheça aqui algumas dessas principais entidades: Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra Fundação Cultural Palmares Instituto da Mulher Negra Geledés Instituto do Negro Padre Batista Projeto Geração XXI Casa das Áfricas Núcleo de Consciência Negra Lei contra o preconceito A Lei Afonso Arinos (1951) considerava o preconceito racial uma contravenção, e não um crime. Ou seja, ofender um negro não resultava em punição. Em 1989, a comunidade negra de São Paulo fez um enterro simbólico dessa lei e, no mesmo ano, foi aprovada a Lei Caó, que transformou o preconceito em crime. Hoje o Congresso Nacional está estudando uma proposta de lei apresentada pelo Movimento pelas Reparações dos Afrodescendentes (MPR), que obriga o governo brasileiro a indenizar todos os 70 milhões de afrodescendentes no Brasil de hoje pelo crime cometido pela escravidão. Cada um receberia 102 mil reais (este é o valor estimado, pois ainda não foi estipulado). Comissões de direitos humanos e ONGs avaliam formas de obrigar o governo a investir esse dinheiro nas chamadas ações afirmativas, como cotas para negros em universidades, no mercado de trabalho e nos meios de comunicação. Uma importante conquista dos afro-brasileiros foi a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que entrou em vigor no dia 20 de outubro de 2010.

Segure e lance

Segure e lance