quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Universidade mantém 30% das vagas às cotas no Vestibular 2013
Universidade mantém 30% das vagas às cotas no Vestibular 2013, mas elas serão subdivididas entre quatro modalidades, conforme o critério de renda. Novo edital para inscrição e retificação será divulgado segunda-feira, dia 29
Por unanimidade, o Conselho Universitário da UFRGS (Consun) aprovou na manhã de hoje, 26, as mudanças que passam a valer no Concurso Vestibular 2013. As alterações adequam o Programa de Ações Afirmativas da Universidade ao decreto e à portaria que regulamentam a Lei das Cotas - Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012-, que trata da implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino.
A UFRGS continuará reservando 30% das vagas de todos os cursos de graduação para o Programa de Ações Afirmativas. Essa reserva, porém, será dividida entre quatro modalidades, introduzindo mudanças nos critérios para habilitar-se às vagas reservadas, conforme determinado na legislação (confira gráfico ao final da matéria).
O candidato que deseja disputar as vagas reservadas às cotas terá, então, que optar, por uma das seguintes modalidades:
a) egressos do ensino médio de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
b) egressos do ensino médio de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (negro, pardo ou índio);
c) egressos do ensino médio de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
d) egressos do ensino médio de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, com autodeclaração étnico-racial (negro, pardo ou índio).
Os candidatos precisam estar atentos ainda à outra mudança: antes, a UFRGS exigia metade do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública para habilitar-se à disputa das cotas. Agora, basta a conclusão do ensino médio completo na escola pública para poder disputar vaga de cotista.
O reitor Carlos Alexandre Netto, destacou que as mudanças aprovadas hoje pelo Consun são válidas exclusivamente para o Concurso Vestibular 2013. “A partir de março próximo, faremos revisões na decisão, com vistas aos próximos concursos vestibulares para atender integralmente às exigências da legislação federal de reservar no mínimo 50% das vagas até 2016”, reiterou Netto.
Novo Edital
Com a decisão aprovada hoje, um novo edital que complementa e retifica as normas anteriores será divulgado na segunda-feira, dia 29 de outubro. Pelas novas regras, serão reabertas as inscrições das 00h00 min do dia 30 de outubro às 23h59min do dia 5 de novembro. Candidatos que tiveram sua inscrição efetuada e confirmada pela Comissão Permanente de Seleção (Coperse), conforme o primeiro edital, deverão fazer reopção dentro da modalidade em que se enquadrarem. Inscritos pelo acesso universal que não pretendem concorrer às cotas não precisam realizar reopção. Quem ainda não se inscreveu terá uma nova oportunidade.
A data do vestibular se mantém de 13 a 16 de janeiro de 2013, com provas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário