segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

KWANZAA

História e etmologia


2009 Kwanzaa Movie The Black Candle narrator poor Maya Angelou
Ron Karina Kwanzaa criado em 1966 como o primeiro feriado especificamente Africano americanos. [2] Embora o histórico Juneteenth Africano feriado americano foi comemorado desde 1867, [3] Karenga disse que seu objetivo era "dar Blacks uma alternativa para o feriado já existentes e dar Blacks uma oportunidade para celebrar a si mesmos e história, ao invés de simplesmente imitar as práticas da sociedade dominante. "[4] O nome deriva do Kwanzaa Matunda frase suaíli ya kwanza, ou seja, os primeiros frutos da colheita. [5] A escolha de suaíli , uma língua do Leste Africano, reflete seu status como um símbolo do pan-africanismo, especialmente na década de 1960.
Kwanzaa é uma celebração que tem suas raízes no movimento nacionalista negro da década de 1960, e foi criada como um meio para ajudar os americanos Africano reconectar com a sua herança cultural e histórica Africano unindo em meditação e estudo das tradições Africano comum e princípios humanistas.
O selo Kwanzaa primeiro foi emitido pelo Serviço Postal dos Estados Unidos em 22 de outubro de 1997, com obras de arte por Synthia Saint James. [6] Em 2004, um selo Kwanzaa segundo, projetado por Daniel Minter, foi emitida, o que tem sete figuras coloridas vestes, simbolizando os sete princípios. [7]
Durante os primeiros anos de Kwanzaa, Karenga disse que era para ser uma alternativa para o Natal, que Jesus era psicótico, e que o cristianismo era uma religião branca que os negros deveriam evitar. [8] No entanto, como Kwanzaa ganhou adeptos mainstream, Karenga alteraram a sua posição para que os cristãos praticantes não será alienado, em seguida, afirmar, na Kwanzaa 1997: Uma Celebração da Família, Comunidade e Cultura ", Kwanzaa não foi criado para dar às pessoas uma alternativa para a sua própria religião ou feriado religioso."
As origens do Kwanzaa não são secretos e abertamente reconhecido por aqueles que promovem o feriado. [10] Muitos cristãos Africano americanos que celebram Kwanzaa fazer além de observar o Natal.
Princípios do Kwanzaa
Kwanzaa celebra o seu fundador chamou os sete princípios do Kwanzaa, ou Saba Nguzo (originalmente Nguzu Saba-os sete princípios da negritude), que Karenga disse que "é uma filosofia comunitária Africano", que consiste em que Karenga chamado de "o melhor do pensamento Africano e prática em constante intercâmbio com o mundo. " Estes sete princípios compreendem Kawaida, um termo suaíli de tradição e razão. Cada um dos sete dias de Kwanzaa é dedicado a um dos seguintes princípios, como segue:
• Umoja (unidade): Para buscar e manter a unidade da família, comunidade, nação e raça.
• Kujichagulia (Autodeterminação): Para definir a nós mesmos, o nome de nós mesmos criamos para nós mesmos, e falar para nós mesmos.
• Ujima (Coletiva de Trabalho e Responsabilidade): Para construir e manter a nossa comunidade juntos e fazer dos nossos irmãos e irmãs problemas "nossos problemas e resolvê-los juntos.
• Ujamaa (Cooperativa de Economia): Para construir e manter nossas lojas próprias, lojas e outros negócios e lucrar com eles juntos.
• Nia (Finalidade): para fazer a nossa vocação coletiva da construção e desenvolvimento da nossa comunidade, a fim de restaurar o nosso povo a sua grandeza tradicionais.
• Kuumba (Criatividade): Para sempre, tanto quanto pudermos, de forma que pudermos, para deixar nossa comunidade mais bonita e benéfico do que nós herdamos isso.
• Imani (Fé): Para acredito com todo o nosso coração de nosso povo, nossos pais, nossos professores, nossos líderes, e da justiça e da vitória da nossa luta.
Popularidade
Na sua Mensagem Presidencial de 2004 Kwanzaa, George W. Bush disse, "Durante a Kwanzaa, milhões de americanos Africano e as pessoas de ascendência Africano se reúnem para celebrar a sua herança e ancestralidade. Celebrações Kwanzaa proporcionar uma oportunidade para focar a importância da família, comunidade e história e refletir sobre a Saba Nguzo ou sete princípios da cultura Africano. Esses princípios enfatizam a unidade, autodeterminação, trabalho coletivo e responsabilidade, da economia cooperativa, da finalidade, criatividade e fé.
Em 2004, a BIG Research realizou uma pesquisa de marketing nos Estados Unidos para a Fundação Nacional de Varejo, que constatou que 1,6% dos entrevistados pretendem comemorar Kwanzaa. Se generalizadas para a população E.U. como um todo, isto implicaria que os cerca de 4,7 milhões de americanos programados para celebrar o Kwanzaa nesse ano. [12] Em um discurso de 2006, Ron Karenga afirmou que 28 milhões de pessoas celebram Kwanzaa. Ele manteve sempre é comemorado em todo o mundo. [1] Lee D. Baker coloca o número de 12 milhões de euros. The African American Cultural Center créditos de 30 milhões.
De acordo com Keith Mayes, o autor do Kwanzaa: Black Power e da realização da Africano-Americano de férias Tradição, a popularidade dentro os E.U. tem "nivelou-se" como o movimento black power não diminuiu, e agora entre metade e dois milhões de pessoas Kwanzaa em comemorar os E.U., ou entre um e cinco por cento dos Africano americanos. Mayes acrescenta que as instituições de branco agora celebrá-la. [14]
Respeito
Famílias Celebrando o Kwanzaa decorar seus lares com objetos de arte; Africano pano colorido, como kente, especialmente o uso de kaftans por mulheres, e frutas frescas, que representam Africano idealismo. É costume incluir as crianças nas cerimônias Kwanzaa e dar respeito e gratidão aos antepassados. Libations são compartilhados, geralmente com um cálice comum, Kikombe cha Umoja, repassados a todos os celebrantes. Non-Africano americanos também celebram Kwanzaa. [14] A saudação de feriado é "Alegria Kwanzaa". [11] [15] [16]
Uma cerimónia pode incluir Kwanzaa tambores e seleções musicais, libações, uma leitura do Juramento Africano e os Princípios da negritude, a reflexão sobre as cores Pan-Africano, uma discussão do princípio Africano do dia ou um capítulo na história Africano, uma vela ritual de iluminação desempenho, artístico, e, finalmente, uma festa (Karamu). A saudação a cada dia do Kwanzaa é Habari Gani? [17], que é suaíli para "What's the news?" [18]
Na primeira, os observadores do Kwanzaa evitar a mistura das férias ou de seus símbolos, valores e práticas com outros feriados, pois isso violaria o princípio da kujichagulia (autodeterminação) e, assim, violar a integridade do feriado, que é parcialmente concebida como uma recuperação de importantes valores Africano. Hoje, muitas famílias americanas Africano Kwanzaa comemorar junto com o Natal e Ano Novo. Freqüentemente, ambas as árvores de Natal e kinaras, o titular da vela tradicional simbólica do Africano raízes americanas, dividem espaço em Kwanzaa, celebração das famílias. Para eles, a Kwanzaa é uma oportunidade de incorporar elementos de seu patrimônio étnico em observâncias férias e comemorações de Natal.
Exposições culturais incluem o Espírito de Kwanzaa, uma celebração anual realizada no John F. Kennedy Center for the Performing Arts com dança interpretativa, Africano dança, música e poesia. [19] [20]
Evolução em observância do Kwanzaa
Em 1977, a Kwanzaa: origem, conceitos, práticas, Karenga Kwanzaa declarou que "foi escolhido para dar uma alternativa Preto para o feriado existente e dar-negros uma oportunidade de celebrar-se e história, ao invés de simplesmente imitar as práticas da sociedade dominante. "[21]
Em 1997, Karenga ea comunidade evoluiu, afirmando que enquanto Kwanzaa é um feriado-African American, pode ser celebrado por pessoas de qualquer raça: "Outras pessoas podem fazer e celebrá-lo, assim como outras pessoas participam Cinco de Mayo além de mexicanos ; Ano Novo chinês, além chinês; pow Native American wows além de nativos americanos. "[22] [duvidosos - discutir]
Atualmente, de acordo com o Web Site Oficial Kwanzaa (escrito por Karenga e mantido pela Organização E.U., cadeiras que Karenga), "Kwanzaa não foi criado para dar às pessoas uma alternativa para a sua própria religião ou feriado religioso. E não é uma alternativa para pessoas religião ou fé, mas um terreno comum da cultura Africano ... Kwanzaa não é uma reação ou um substituto para qualquer coisa. Na verdade, ele oferece uma opção clara e auto-consciente, oportunidade e uma chance de fazer uma escolha pró-ativa, uma auto-afirmação e escolha positiva por oposição a um reativo. "[23]
Interpretação mais recente Karenga enfatiza que, apesar de todos os povos têm suas tradições próprias férias, todas as pessoas podem participar da celebração da nossa humanidade comum: "Qualquer mensagem especial, que é bom para um povo em particular, se é humana, no seu conteúdo e ética em suas aterramento, não fala apenas para que as pessoas, ela fala para o mundo.

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