segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de março Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU - como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o dia 21 de março é lembrado em memória às vítimas do massacre de Shapperville, ocorrido na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, há 51 anos, no mesmo dia do ano de 1960, quando milhares de negros e negras que protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foi de 69 mortos e 186 feridos.
No Brasil, a data vem sendo lembrada pelas organizações e entidades do movimento negro. O Movimento Negro Unificado - MNU, organização nacional com representação em 14 estados da federação e no Distrito Federal, vem resgatando a importância da data anualmente. Esta sempre foi uma data de luta para a militância negra, inclusive para exigir o fim do apartheid para os sulafricanos, entretanto, a data é celebrada mundialmente.
Neste ano refletimos que há necessidade de continuarmos lutando contra a violência policial que atinge uma maioria negra e jovem no nosso país e, em geral, a justiça ainda não tem sido feita com a punição daqueles que contribuem para o extermínio do povo negro.
A visita do Presidente Barack Obama, primeiro presidente negro dos EUA, nos faz refletir sobre as políticas de promoção da igualdade racial que carecem de ações efetivas que eliminem as persistentes desigualdades raciais manifestadas na educação, mercado de trabalho, meios de comunicação, saúde da população negra, religiões de origem africana, comunidades quilombolas dentre outras áreas. Para nós, militantes do MNU, é importante denunciar a realidade sobre a situação do povo negro no país e apontar para a necessidade de transformação da situação enfrentada com o racismo institucional que deve ser eliminado para que haja equidade racial. Nossa luta por ações afirmativas nos diferentes setores da atividade social e política do país continua e o debate sobre a necessidade de cumprimento do direito de certificação e titulação aos territórios das comunidades quilombolas e tradicionais também continua. Pelo atendimento aos nossos direitos, continuaremos a lutar por melhores condições de vida para a população negra, pelo respeito às religiões de origem africana, contra o extermínio da juventude negra e por paz no mundo.

Conscientize-se! Reaja à Violência Racial

REPARAÇÃO JÁ!

Coordenação Nacional de Formação do
Movimento Negro Unificado – MNU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segure e lance

Segure e lance