segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

20 CONSIDERAÇÕES ENTRE TANTAS OUTRAS

1. Chefes de Estado da Àfrica e das Américas se reuniram na Bahia, de 17 à 19/11, no Encontro Iberoamericano dos Povos Afrodescentes e subscreveram a Carta de Salvador.

2. O pronunciamento da presidente Dilma Rousseff foi transmitido ao vivo , sábado pela TV NBR, ela declarou que o racismo é um mal entedioso e que a crise mundial terá reflexo social e racial em todo mundo.

3. Citou a importância do Jornalista Abdias do Nascimento, falecido em 2011, que dedicou a sua vida e obra para lutar pela democratização do Brasil e contra a discriminação racial. Reiterou que as mulheres negras são as mais discriminadas e que é necessário políticas específicas para sua integração nos espaços de poder na sociedade.

4. A atividade foi alusiva ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes da ONU, uma das medidas encaminhadas é a criação do Fundo Econômico Internacional de Reparação que será financiado pelos países membros para o investimento em políticas públicas.

5. No Rio Grande do Sul, terra de João Cândido lider da Revolta da Chibata e Oliveira Silveira proponente do Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de Novembro, está acontecendo uma extensa agenda de atividades de várias instituições.

6. A TVE - Fundação Cultural Piratini - exibe diariamente desde 15/11 uma "Programação Histórica sobre a Promoção da Igualdade Racial".

7. Domingo, 20 de Novembro serão apresentados 11 programas com temática social, política, cultural e econômica em 9 horas ininterruptas a partir das 16hs.

8. O papel da TV Pública e o reflexo das conquistas sociais começam a garantir a aplicabilidade do Capítulo VI do Estatuto da Igualdade Racial, que trata da inclusão dos afrodescendentes nos meios de comunicação, entre outros direitos fundamentais que rege a lei.

9. O Censo de 2010 registrou que a população brasileira perfaz 194.946 milhões de habitantes e que mais de 50% se declararam afrodescendentes.

10. O Brasil é o segundo país do mundo em população negra, após a Nigéria, e menos de 2% dos afrobrasileiros tem acesso às universidades perfazendo índices assustadores de desemprego, analfabetismo e falta de acesso à saúde e saneamento básico.

11. As políticas de Ações Afirmativas com dotação orçamentária são medidas fundamentais para o equilíbrio humano e o desenvolvimento social sem distinção de cor.

12. A situação da população negra brasileira está relacionada com vários processos históricos; Colonialismo Europeu, Partílha da Àfrica, Escravismo, Revoluções Industriais, Capitalismo, Neoliberalismo, entre outros que deflagraram a exploração e segregação de outros povos para enriquecerem principalmente a Europa.

13. As escolas e os meios de comunicação tem papel fundamental em desfazer esteriótipos e informar a sociedade sobre a verdadeira história do Brasil e da Àfrica.

14. O contexto atual das relações raciais em nosso país evidencia o aumento dos assassinatos de lideranças quilombolas e indígenas e um verdadeiro genocídio da juventude negra, além, da epidemia do CRACK que atinge majoritariamente o povo negro.


15. Os partidos de direita entraram com Ações Diretas de Inconstitucionalidade em todo o Brasil para suprimir o sistema de cotas em instiuições públicas das três esferas: federal, estadual e municipal.

16. A conjuntura atual desafia o movimento negro brasileiro em reorganizar a unidade entre as Organizações do Movimento Social.

17. Urge a rearticulação de uma agenda nacional de mobilização que retome a reivindicacão da efetivação das políticas afirmativas, bem como, a titulaçào imediata das terras remanescentes de quilombos.

18. As recentes inssurreições populares em todo o mundo surpreenderam uma incógnita construída pela concepção da ciência política burguesa; de que era improvável que o povo miserável pudesse irromper com ditaduras autocráticas.

19. Porém, a Primavera Àrabe mostrou o contrário e o movimento Ocupy Wall Street se espalha pelos Estados Unidos. Aliás, é estranho ver os americanos na rua em manifestações contra o desemprego e a concentração de renda pelos banqueiros e magnatas do petróleo.

20. Existe um forte movimento contra as Usinas Nucleares no tradicional Japão.A Crise Européia deixou o Euro em alta vulnerabilidade de desvalorização. Espanha, Portugal e Grécia estão sob crise política e social. O cenário mundial indica que as mobilizações populares não toleram a corrupção e a desigualdade social, racial e religiosa. Estamos vivendo um novo momento de conquistar para exercer o poder democrático.


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Nelson Mandela.


Emir Silva.

Coordenação Nacional da "A NOSSA LUTA UNIFICADA".

Campo de Reflexão, Análise e Articulacão Política do MNU - Movimento Negro Unificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segure e lance

Segure e lance