sexta-feira, 29 de março de 2013
Disque Racismo DF recebe 124 ligações em 1º dia de funcionamento
SERVIÇO FOI LANÇADO NO DIA 20; CANAL RECEBE DENÚNCIAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
SEGUNDO A CODEPLAN, 53,5% DA POPULAÇÃO NO DF SÃO NEGROS OU PARDOS.
O Disque Racismo do Distrito Federal, lançado na última quarta-feira (20), recebeu 124 ligações no primeiro dia de funcionamento, informa a Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (Sepir-DF).
As ligações para o Disque Racismo são tratadas de forma sigilosa. Quem liga recebe orientações, como a de sempre registrar ocorrência em caso de racismo ou injúria racial. A Sepir não soube informar quantas das ligações registradas no primeiro dia de funcionamento do Disque Racismo foram de denúncias.
O Disque Racismo é um canal para realizar denúncias e buscar informações sobre discriminação racial. Embora o público prioritário seja de índios, negros, ciganos e quilombolas, qualquer pessoa pode entrar em contato e pedir orientações sobre o assunto.
O serviço funciona pelo telefone 156, opção 7, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Nos outros horários dos dias úteis, fins de semana e feriados, uma gravação atende os cidadãos.
Negros e pardos
Dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), que gerencia o telefone 156, indicam que 53,5% da população no DF são de negros e pardos. A maior concentração de negros por região se encontra na Estrutural (76%) e as menores, nos lagos Sul e Norte (19%). "Essa diferença social por si só já é uma expressão do racismo existente na sociedade brasiliense", afirma.
FONTE: g1
Postado por COORDENADORIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário