terça-feira, 10 de maio de 2016
Dia internacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho
Publicação: 28/04/2016
28 de abril: Dia internacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu o 28 de abril como o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Para marcar a data, serviços regionais e municipais que compõem a rede de saúde do trabalhador do Estado estão desenvolvendo uma série de atividades visando a conscientizar a população sobre os riscos de acidentes e doenças relacionados ao trabalho e orientar sobre as ações de prevenção, assistência e vigilância destes agravos disponibilizadas aos trabalhadores.
Durante um seminário, organizado pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) em conjunto com o Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador nesta quinta-feira (28), foram apresentados e debatidos temas como acesso e acolhimento ao usuário pelo Sistema Único de Saúde, Previdência Social e Saúde Mental: quando o trabalho produz o adoecimento.
Durante a mesa de abertura do evento, a diretora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Loiva Schardosim, afirmou que, apesar de serem subnotificadas, as informações sobre os acidentes e doenças relacionados ao trabalho são fundamentais para que se conheça a realidade e para o planejamento de ações.
De acordo com ela, entre as principais estratégias da Política Estadual de Saúde do Trabalhador está a de capacitar a rede de atenção primária para o reconhecimento da relação do agravo com o trabalho. “A partir de um olhar ampliado para o território, será possível identificar as atividades produtivas existentes na área e os potenciais riscos a que esta população está exposta”, avalia Loiva.
Outra ação é intersetorial e prevê o combate ao trabalho infantil por meio de um trabalho em rede. Em todo o Estado, o tema é debatido em audiências públicas regionais e municipais. Também é realizada a investigação de todos os óbitos relacionados ao trabalho detectados pela análise mensal dos sistemas de informação em Saúde do Trabalhador (SIST/RS), de Agravos de Notificação (SINAN) e sobre Mortalidade (SIM), determinando intervenção nos fatores que causaram o evento.
O 28 de abril foi criado em memória a 78 mineiros vítimas de uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia, no ano de 1969.Fonte: www.saude.rs.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário